segunda-feira, 21 de junho de 2010
LIBERAÇÃO DO TÚNEL DA CIDADE ADMINISTRATIVA
O governador Antonio Anastasia autorizou, nesta segunda-feira (21/06), a liberação do tráfego do túnel de acesso à Cidade Administrativa, construído sob a rodovia MG-010. Com 640 metros de extensão, o acesso inclui pista marginal à MG-010, no sentido Aeroporto de Confins, e túnel de 156 metros de comprimento por 21m de largura, composto por três faixas para veículos de passeio, uma faixa para ônibus, ciclovia, passeio lateral e faixa de segurança.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Em clima de Copa do Mundo
Em clima de Copa do Mundo é que os funcionários do setor de reprografia do DER (Departamento de Estrada de Rodagem) trabalham. De olho na telinha e coração no placar, eles esperam que o Brasil faça “bonito”, no joga contra o time da Coréia do Norte. Os funcionários não pouparam na decoração: usaram bandeirinhas, bandeiras e vestiram a camisa da seleção brasileira. Com tanta animação e bom gosto, viraram referência de alegria e animação, dentro da instituição.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA MINA APOLO EM BH
O movimento socioambiental de Minas Gerais vem convocar todas as representações da sociedade civil, cidadãos, trabalhadores, estudantes – homens, mulheres e crianças – a estarem presentes à audiência pública do projeto Mina Apolo, que a empresa Vale S/A pretende instalar na Serra do Gandarela.
A presença de todas e todos se faz necessária devido à extrema importância da Serra do Gandarela, região ambientalmente mais preservada de toda Região Metropolitana de Belo Horizonte, rica em biodiversidade, paisagens e águas, importantíssima para a manutenção da qualidade das águas das bacias dos rios das Velhas e Piracicaba, servindo à população de Belo Horizonte e de várias outras cidades.
Dois projetos se colocam neste momento: o de uma mineração, ancorada no poder econômico e em uma forma de intervenção destruidora de ambientes naturais e com enorme potencial de desestruturação social; e o do Parque Nacional Águas da Serra do Gandarela, garantidor do equilíbrio natural, da biodiversidade, da preservação das águas, local de lazer, estudos científicos e de uma sustentabilidade por prazo indefinido - não somente por dezessete ou vinte anos, como quer a Vale com seu empreendimento.
Esta é a hora de retomarmos a soberania e a vontade política da sociedade sobre o que queremos e pensamos para a natureza e estabelecermos um marco que ponha limite às atividades predatórias que vêm consumindo boa parte desta região riquíssima em ambientes naturais (mata atlântica, campos rupestres, cachoeiras, horizontes) e culturais-históricos. Neste processo, impõe-se a contestação do sistema político-econômico que não protege o valor natural da nossa terra, que subtrai e exporta suas riquezas, deteriorando e colocando a vida de nossa região e do planeta em risco.
Grandes corporações, como a Vale, só se preocupam com seus lucros. Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social foram incorporados ao seu discurso para validar estes propósitos. Infelizmente, temos visto um Estado se esquecer de suas funções públicas e se associar a tais projetos, tornando assim tendenciosa a política ambiental, por desconsiderar outros atributos do nosso chão, como a sua capacidade de guardar e servir-nos de água, de ancorar outra forma de desenvolvimento – duradoura, respeitosa com as paisagens e propícia à qualidade de vida de todos os que aqui vivem e trabalham. Que a vontade dos que se colocam a favor da vida e do futuro seja ouvida e acatada.
Venha e participe. Não deixe para outros aquilo que também lhe compete.
Diga não à destruição, diga sim à água e à vida.
Audiência Pública sobre o Projeto Apolo
Dia: 14/06/10 (segunda-feira) - Horário: 19 horas
Local: Auditório do CREA/MG
Av. Álvares Cabral, 1600, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte
– entre o Banco Central e a Praça Carlos Chagas (Assembléia Legislativa MG)
Conheça mais sobre a Serra do Gandarela e a defesa do Parque Nacional.
Acesse o site http://www.aguasdogandarela.ning.com
domingo, 6 de junho de 2010
COMERCIANTES OTIMISTAS COM A COPA
Faltando poucos dias para o início da Copa do Mundo muitos comerciantes da região central de Belo Horizonte, vêem o momento como oportuno para faturar mais com as vendas de produtos sobre o tema. Balões, perucas, cornetas, camisetas da seleção e outros objetos nas cores da bandeira do Brasil enfeitam as lojas e chamam a atenção dos consumidores. Apesar da boa procura pelos artigos com as cores verde e amarelo, a expectativa dos comerciantes é de que as vendas comecem a dobrar depois da estréia do Brasil na Copa. “Geralmente as vendas aumentam depois da estréia da seleção, principalmente se for com vitória”, diz Débora Ozório, 27 anos, empresária da papelaria e artigos de presente “Fita Amarela”. Entre os produtos em exposição, em todo o comércio, são as camisas da seleção que mais se destacam e é sempre o item mais procurado. “as vendas já melhoraram na ultima semana, deve ter um aumento de 50% na procura de camisa da seleção brasileira”, prevê Dilce Amorim Melo, 44 anos, comerciante de uma loja no Shopping Caetés, que tem a camisa canarinho como vedete em sua vitrine e com destaque especial. No centro comercial da cidade, o consumidor vai encontrar uma variedade de modelos e de preços. A camisa oficial pode ser comprada por até R$ 170,00. As réplicas são as mais baratas e estão à venda no comércio local a partir de R$ 15,00. Nas lojas de variedades, a predominância é dos objetos de pelúcia, bandeiras, bandeirolas, além dos tradicionais produtos barulhentos como buzinas, apitos, maracás e cornetas. Os torcedores mais empolgados com a seleção de Dunga já se movimentam em busca de sua alegoria para vibrarem a caráter. Para atendê-los, as lojas de variedades e miudezas do centro da cidade oferecem perucas, chapéus, bonés, pompons e uma série de outros artigos. Entre este tipo de torcedores está o auxiliar de escritório Manoel Martins, 36 anos, que já garantiu a camisa, mas procurava um chapéu verde-amarelo. “Já comprei a minha camisa e dos meus dois filhos, agora estou procurando um acessório, vou comprar um chapéu para mim e para os meninos vou levar um apito e uma corneta”, Manoel.
Veja mais
Expediente bancário nos jogos da Copa do Mundo
A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos -, (www.febraban.org.br) com base na circular 3.495/2010, do Banco Central do Brasil, comunica o expediente bancário nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010.
Brasil X Coréia do Norte
15 de junho, terça-feira, às 15h30 (horário de Brasília).
• Expediente bancário será:
Interior: das 8hs às 14hs (horário de Brasília).
Capitais e Regiões Metropolitanas: das 8hs às 14h (horário de Brasília).
Brasil X Costa do Marfim
20 de junho, domingo, às 15h30 (horário de Brasília), não haverá expediente bancário.
Brasil X Portugal
25 de junho, sexta-feira, às 11h (horário de Brasília).
• Expediente bancário será:
Interior: das 8h ás 10h30 e das 13h30 ás 15h30 (horário de Brasília).
Capitais e Regiões Metropolitanas: das 8h às 10h30 e das 14h às 16h (horário de Brasília).
Em caso de classificação da seleção brasileira para as fases seguintes da Copa do Mundo, o expediente bancário será definido com base nos seguintes pressuposto:
Caso a partida seja realizada às 11h00 (horário de Brasília).
• Expediente bancário será:
Interior: das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30 (horário de Brasília).
Capitais e Regiões Metropolitanas: das 8h às 10h30 e das 14h às 16h (horário de Brasília).
Caso a partida seja realizada ás 15h30 (horário de Brasília).
• Expediente bancário será:
Interior: das 8h às 14 (horário de Brasília).
Capitais e Regiões Metropolitanas: das 8h às 14h (horário de Brasília).
Os bancos deverão, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, afixar avisos em suas dependências sobre o horário de atendimento nos dias de jogos.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
O verão foi embora mas a dengue não.
Mesmo com a queda da temperatura Belo Horizonte, continua registrando casos da doença. O balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde mostra que na capital mineira, neste ano, já foram registrados 36.730 notificações da doença, sendo 18.659 confirmadas, 4.759 descartadas e 13.312 ainda aguardam resultados de exames. Outros 11 casos de dengue com complicações foram confirmados pela secretaria. Venda Nova é a região que apresenta a maior incidência, com 4.523 confirmações, seguida pela região norte, com 3.660 e noroeste, com 2.748. Dengue é uma doença infecciosa aguda e possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti . Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, como no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos, quando as condições do meio ambiente, aliadas a características urbanas, favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor. Quem já foi infectado pelo mosquito, reclama da demora do diagnóstico ,pois muitas vezes os sintomas são confundidos com os de virose pelos médicos. Terezinha Campos, aposentada, 80 anos, disse que ao se consultar, a médica teve dificuldade em passar o diagnóstico, preferindo fazer a confirmação só depois do exame sorológico, feito após 8 dias do início dos sintomas.
Menino de 2 anos fuma 40 cigarros por dia
Na contramão da história e enquanto o mundo faz campanha de conscientização dos malefícios do cigarro, o menino Ardi Rizal, 2 anos, morador de Musi Banyuasin, na Indonésia, fuma aproximadamente 40 cigarros por semana, afirmam os moradores da província. Ele fumou seu primeiro cigarro quando tinha apenas 1 ano e meio e desde então não parou. Hoje, viciado, ele chora se o pai, que lhe ensinou a fumar, não lhe dá o fumo.
Mohammad Rizal, o pai, diz que o menino é “viciado”, e que chorae faz birra quando lhe é negado o fumo. Ele não manifesta preocupação com a saúde do filho pois, para ele, a criança aparenta ser saudável.
No país, cerca de 25% dos habitantes entre 3 e 15 anos já experimentaram cigarro, sendo que 3,2% são fumantes regulares. O presidente da comissão de proteção à criança da Indonésia, Seto Mulyadi, culpa o aumento da publicidade agressiva e os pais que são fumantes pelo vício das crianças
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Manifestação congestiona o transito no centro da capital
A manifestação dos servidores da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da área administrativa da Prefeitura de Belo Horizonte e de servidores aposentados tumultuou a região central de Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira (26), Durante a manifestação, o transito ficou congestionado já que o acesso às ruas foi interditado pelos manifestantes.
Cerca de 150 funcionários públicos protestaram no cruzamento das ruas Espírito Santo com Caetés, em frente à Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos. A manifestação foi pacífica e a presença de militares no local foi somente para evitar tumultos, segundo a PM.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Célia Lélis, o protesto foi para mostrar a indignação dos servidores contra o reajuste de 4,11% proposto pela prefeitura. "O valor real no salário dos servidores ativos e aposentados vai ser muito baixo. Não vai fazer diferença", afirma Célia.
domingo, 23 de maio de 2010
Mobilização para conscientização contra exploração sexual de crianças e adolescentes
Parceiros na campanha Proteja “Nossas Crianças” promoveram neste domingo mobilização na Feira de Artesanato da avenida Afonso Pena, com distribuição de material gráfico que enfatiza o número do “ Disque Direitos Humanos” (0800 031 1119) que é, segundo o pessoal da campanha, a principal ferramenta dos mineiros para dizer não ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A campanha é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), junto com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte que, neste domingo, colocou seu pessoal na feira para distribuição do material, como folhetos, botons e cartazes.
Para a subsecretária de Direitos Humanos da Sedese, Maria Céres Pimenta, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes que devem ser enfrentados e erradicados no Estado.
“Proteger as nossas crianças é uma obrigação de toda a sociedade. É importante a campanha em uma feira tradicional como esta para que se possa para que se possa sensibilizar as famílias que freqüentam o local”, explicou Ceres.
A campanha busca, segundo sua coordenadora, sensibilizar a população sobre a importância das denúncias feitas ao “Disque Direitos Humanos” e trazer multiplicadores para a campanha.
Desde que se iniciou o combate a este tipo de crime, em 2008, com campanhas de conscientização da população, o número de denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes teve um aumento expressivo desde seu lançamento.
No primeiro quadrimestre deste ano, o crescimento foi de 85%. Foram 1289 denúncias este ano, ante 701 em 2009. O coordenador do “Disque Direitos Humanos”, Jorge Noronha, explica que os números não significam um aumento de casos, mas sim “ que os mineiros estão conhecendo e se apropriando do serviço como ferramenta pública”.
O Disque Direitos Humanos atende ligações de todo o estado. É gratuito e mantém a identidade do denunciante preservada. As denúncias são encaminhadas para os conselhos responsáveis, delegacias e redes de assistência.
Proteja Nossas Crianças
O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº 9970/00 como o “ Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Desde sua criação a sociedade civil, em parceria com os governos federal, estadual e municipal organiza e promove atos de mobilização social e política procurando avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual.
A campanha foi lançada em 15 de maio de 2008. A primeira etapa teve duração de um mês e abordou crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A segunda etapa começou em 19 de junho de 2008. O filme, divulgado por emissoras de TV, mostra adultos com cicatrizes no corpo, formando palavras como dor, violência e abuso, tendo sido exibido, também, em salas de cinema
sexta-feira, 21 de maio de 2010
quinta-feira, 20 de maio de 2010
GOVERNO ASSINA CONVÊNIO COM MUNICÍPIOS
O governador Antonio Anastasia assinou nesta quinta-feira, convênios com 54 prefeituras para investimentos em obras de infraestrutura urbana em municípios de várias regiões do estado. Ao todo serão liberados, através da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas-SETOP, R$ 96,3 milhões. Os recursos serão destinados a investimentos em obras de melhoramento de vias públicas e de drenagem pluvial; construção de capelas e velórios; sede administrativa; centros comunitários; creches comunitárias;escolas municipais; parques de eventos e exposições e quadras poliesportivas. A solenidade aconteceu no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa e contou com a presença dos prefeitos beneficiados, deputados e secretários estaduais. O prefeito de Indaiabira, uma das cidades onde serão realizadas obras com recursos dos convênios, Marcus Tácito Penalva Costa, disse que a liberou de verbas para obras urbanas é o segundo presente que o município recebe do governo estadual em pouco tempo. “ O primeiro -disse- foi a conclusão das obras do ProAcesso, pois a estrada asfaltada era o grande sonho dos moradores que estavam cansados de trafegar por uma estrada de terra que não oferecia nem conforto nem segurança”.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
REDES SOCIAIS EM ASCENDÊNCIA
O Encontro da Comunicação Estácio de Sá de BH -Empreendedorismo Oportunidades e Desafios- está sendo realizado no campus Prado, durante esta semana, de 17 a 21 de maio. O evento visa estimular o diálogo sobre as novas mídias, estrutura da internet, e sobre o que o mercado espera do profissional de comunicação e como se preparar para o mercado, cada vez mais competitivo. Thiago Miqueri, publicitário, e o jornalista Robson Abreu, abriram o debate, desta noite, falando sobre Comunicação Digital e Novas Mídias. Ambos ressaltaram a preocupação, que o profissional de comunicação, deve ter em se manter atualizado com as novas redes sociais. Thiago lembra que “todos vivemos em uma rede social como igreja, escola, família, e outras, só que hoje as redes são online. Redes sociais amplas, sem distâncias, podendo alcançar todo o planeta, tudo isso só comunicando pelas redes sociais como Facebook, Twitter, Orkut. A mudança tecnológica crescente, potencializa estas redes de comunicações sociais online”.
CONFIRA MAIS
• Números de redes sociais no Brasil:
Orkut - 79% dos brasileiros.
Facebook – crescimento de 40% de maio a junho de 2009 ( 400 milhões de usuários no mundo).
Twitter – cresceu 1.382% em 2008.
A cada ano, quase 500.000 horas de conteúdo são publicados no Youtube.
36% dos internautas brasileiros sobem vídeos e fotos todos os dias.
O Brasil é o país que mais acessa redes sociais no planeta.
2.600.000 usuários atualizam blogs diariamente.
Com uma audiência jovem e qualificada, SP já é a quarta cidade que mais usa o Twitter.
Pesquisas apontam que 52% dos usuários de redes sociais interagem com marcas nesses ambientes.
80% dos usuários confiam em recomendações de compras feitas por amigos nas redes sociais.
Mais de 60% dos jovens, de 10 a 24 anos, estão online
CONFIRA MAIS
• Números de redes sociais no Brasil:
Orkut - 79% dos brasileiros.
Facebook – crescimento de 40% de maio a junho de 2009 ( 400 milhões de usuários no mundo).
Twitter – cresceu 1.382% em 2008.
A cada ano, quase 500.000 horas de conteúdo são publicados no Youtube.
36% dos internautas brasileiros sobem vídeos e fotos todos os dias.
O Brasil é o país que mais acessa redes sociais no planeta.
2.600.000 usuários atualizam blogs diariamente.
Com uma audiência jovem e qualificada, SP já é a quarta cidade que mais usa o Twitter.
Pesquisas apontam que 52% dos usuários de redes sociais interagem com marcas nesses ambientes.
80% dos usuários confiam em recomendações de compras feitas por amigos nas redes sociais.
Mais de 60% dos jovens, de 10 a 24 anos, estão online
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
TERREMOTO NO HAITI ABALA O MUNDO
O resgate de um sobrevivente- um homem de 30 anos- retirado dos escombros, quase um mês após o terremoto, mostra o quanto em vidas humanas pode ter custado a disputa entre países pelo comando das operações no Haiti devastado. Interesses políticos acabaram levando a uma disputa cujo resultado mais imediato foi o atraso e a falta de coordenação das operações de resgate e salvamento da população castigada por um terremoto que matou mais de 150 mil pessoas e feriu outras centenas de milhares.
Primeira república negra do mundo, o Haiti tem sua histórica marcada por desastres, violências e muita pobreza. Colônia francesa, utilizado para o plantio de açúcar, o país iniciou, logo após a Revolução Francesa de 1789, sua luta pela independência, alcançada em 1804, através de uma revolução comandada por escravos.
Esta revolução acabou provocando o isolamento do Haiti pelos demais países europeus, preocupados em impedir que os ideais haitianos fossem exportados para outras colônias. Este isolamento só foi rompido em 1914, quando o país foi invadido em 1914 por tropas americanas que estabeleceu um domínio que durou até 1934. A partir da saída dos americanos o país viveu sucessivos períodos de ditaduras violentas, corrupção e conluio de seus governantes com interesses estrangeiros. Das violentas ditaduras haitianas a mais notória foi a de François Duvalier, o “Papa Doc”, sucedido por seu filho “Bay Doc”, destituído do poder em 1986, abrindo um novo período de disputas internas que levou a ONU, em 2004, a criar uma força de paz para controlar o país, sob o comando de militares brasileiros.
Este país de nove milhões de habitantes, que tem o 148º IDH mundial, e é a nação mais pobre da América Latina, vive, desde então, tentando controlar a violência interna e conciliar seus grupos políticos, buscando a paz interna que permita ao seu povo- mais da metade analfabeta- iniciar um processo de crescimento.
No meio deste esforço o Haiti foi atingido pelo maior terremoto de sua história- o país é constantemente atingido por tremores, furacões e tufões cor causa de sua posição geográfica. Para agravar sua desesperadora situação, a população haitiana está agora no meio de uma briga política, na qual o Brasil é protagonista, envolvendo países latino americanos que acusam os Estados Unidos de tentarem dominar o país, aproveitando-se do desastre.
Enquanto se faz do Haiti centro de uma disputa antiamericana, vidas deixam de ser salvas e novos crimes, como a tentativa de levar ilegalmente crianças para os Estados Unidos, são cometidos por uma população mergulhada na miséria e no caos social.
Primeira república negra do mundo, o Haiti tem sua histórica marcada por desastres, violências e muita pobreza. Colônia francesa, utilizado para o plantio de açúcar, o país iniciou, logo após a Revolução Francesa de 1789, sua luta pela independência, alcançada em 1804, através de uma revolução comandada por escravos.
Esta revolução acabou provocando o isolamento do Haiti pelos demais países europeus, preocupados em impedir que os ideais haitianos fossem exportados para outras colônias. Este isolamento só foi rompido em 1914, quando o país foi invadido em 1914 por tropas americanas que estabeleceu um domínio que durou até 1934. A partir da saída dos americanos o país viveu sucessivos períodos de ditaduras violentas, corrupção e conluio de seus governantes com interesses estrangeiros. Das violentas ditaduras haitianas a mais notória foi a de François Duvalier, o “Papa Doc”, sucedido por seu filho “Bay Doc”, destituído do poder em 1986, abrindo um novo período de disputas internas que levou a ONU, em 2004, a criar uma força de paz para controlar o país, sob o comando de militares brasileiros.
Este país de nove milhões de habitantes, que tem o 148º IDH mundial, e é a nação mais pobre da América Latina, vive, desde então, tentando controlar a violência interna e conciliar seus grupos políticos, buscando a paz interna que permita ao seu povo- mais da metade analfabeta- iniciar um processo de crescimento.
No meio deste esforço o Haiti foi atingido pelo maior terremoto de sua história- o país é constantemente atingido por tremores, furacões e tufões cor causa de sua posição geográfica. Para agravar sua desesperadora situação, a população haitiana está agora no meio de uma briga política, na qual o Brasil é protagonista, envolvendo países latino americanos que acusam os Estados Unidos de tentarem dominar o país, aproveitando-se do desastre.
Enquanto se faz do Haiti centro de uma disputa antiamericana, vidas deixam de ser salvas e novos crimes, como a tentativa de levar ilegalmente crianças para os Estados Unidos, são cometidos por uma população mergulhada na miséria e no caos social.
Assinar:
Postagens (Atom)