
O diretor de Planejamento da BHTRANS, Célio de Freitas Bouzada, destaca que está sendo licitado o projeto técnico para implantação do TRO na Antônio Carlos, cujas obras de duplicação serão concluídas no próximo ano, e na Avenida Pedro I, que, começa a ser duplicada em 2010. "São estudos sobre a frequência de passageiros, o tipo de ônibus ideal a ser usado nesse sistema, assim como os locais das plataformas de embarque e desembarque", disse. "As obras serão iniciadas já no próximo ano", acrescentou.
Os ônibus que vão operar no novo sistema serão articulados ou biarticulados, através de um processo de sanfona, que aumenta o comprimento comprimento em até o equivalente a três veículos convencionais e, consequentemente, ampliando a capacidade de transporte de passageiros O modelo de operação é similar ao do metrô com a vantagem de não necessitar da instalação de trilhos, o que significa menores custos de implantação.
Modelo similar ao projeto da PBH , é o Transmilênio, em Bogotá, na Colômbia. O mesmo sistema está sendo viabilizado em cidades-sede da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Desenvolvido na década de 70 em Curitiba, na gestão do então prefeito Jaime Lerner, o modelo é uma espécie de "metronização" do ônibus.
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comentário da jornalista Bernadete Amado
Entrevista com o diretor de planejamento da BHtrans Célio de Freias Bousada
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