domingo, 4 de outubro de 2009

TRANSPORTE RÁPIDO NA AV. ANTÔNIO CARLOS

A Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a BHTRANS, implantará o sistema de Transporte Rápido por Ônibus (TRO), é uma meta estabelecida para a Copa do Mundo de 2014. O novo sistema, que terá inicialmente 39 quilômetros de linha, funcionará em 2012, operando dentro de um sistema da canaletas, em implantação dentro das obras de duplicação da Avenida Antônio Carlos. O TRO terá estações de embarque e desembarque operadas por um sistema inteligente. A logística de movimentação será toda gerenciada com painéis dentro dos ônibus e nas estações que transmitirão informações aos usuários. Serão utilizados veículos de alta capacidade, vias exclusivas, terminais de embarque e desembarque em nível e pagamento antecipado de passagens.

O diretor de Planejamento da BHTRANS, Célio de Freitas Bouzada, destaca que está sendo licitado o projeto técnico para implantação do TRO na Antônio Carlos, cujas obras de duplicação serão concluídas no próximo ano, e na Avenida Pedro I, que, começa a ser duplicada em 2010. "São estudos sobre a frequência de passageiros, o tipo de ônibus ideal a ser usado nesse sistema, assim como os locais das plataformas de embarque e desembarque", disse. "As obras serão iniciadas já no próximo ano", acrescentou.

Os ônibus que vão operar no novo sistema serão articulados ou biarticulados, através de um processo de sanfona, que aumenta o comprimento comprimento em até o equivalente a três veículos convencionais e, consequentemente, ampliando a capacidade de transporte de passageiros O modelo de operação é similar ao do metrô com a vantagem de não necessitar da instalação de trilhos, o que significa menores custos de implantação.

Modelo similar ao projeto da PBH , é o Transmilênio, em Bogotá, na Colômbia. O mesmo sistema está sendo viabilizado em cidades-sede da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Desenvolvido na década de 70 em Curitiba, na gestão do então prefeito Jaime Lerner, o modelo é uma espécie de "metronização" do ônibus.


Veja:
comentário da jornalista Bernadete Amado

Entrevista com o diretor de planejamento da BHtrans Célio de Freias Bousada

Leia Mais:

Av. Antonio Carlos passa por obras de alargamento

Desapropriações na Av. Antonio Carlos

Obras na Antonio Carlos comprometem a segurança dos pedestres

Obras na Av. Antonio Carlos tem como foco o pedestre

Escombros viram cracolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário